segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Quando estava em Caxias, eu costumava dirigir, escutando em volume acima do normal, Nazareth, Deep Purple, Uriah Heep e outras coisa eternas, de vez em quando um Noel Guarany ou um Serranos, mas gostava mesmo de escutar o Hino Farroupilha! Um dia um cara, parado na sinaleira ao meu lado me gritou: "Me deste uma boa idéia! Não tinha me dado conta de como é bonito nosso hino, vou botar no meu sei-lá-o-quê Três!". Talvez que MP3. Acho que só aqui alguém escuta o hino da sua querência, no carro! Ou só aqui tem um demente que nem eu!
Mas, em primeiro lugar, está meio tarde pra bom dia, mas booom dia! Levantei tarde, como diria a Carol Borne, parece que minha cama tem ventosas, mas mesmo assim, levantei e fui ao jardim! Aparei as begônias e os gladíolos lilases que desabrocham - que perigo! - e afloram com primaveril encanto. As gardênias recusam-se a aflorar enquanto os cravos não pararem de se cravar nelas, de forma muito deselegante. Passei um pito neles e se acalmaram, que coisa, os cravos não podem ver uma gardênia que já querem cravar! Cravo é tudo igual, só muda o endereço. Ainda no jardim, percebo um pé de escroto nascendo entre as petúnias e trato de arrancá-lo. É só tu descuidar e já aparecem essas pragas. Escrotos estão em toda a parte, e isso que já botei escroticida no jardim e de nada adiantou, paciência!
Mas me diga uma coisa, agora falando sério, bem sério, ok? Quem já não ouviu, como filho ou marido, a seguinte frase: "Em casa a gente conversa, tá?". Eu, pelo menos, se ganhasse um euro por frase ouvida, seria bilionário que nem o Carlinhos Cachoeira, só que com grana lícita.
Normalmente essa frase é dita entredentes por uma furiosa mãe ou namorada ou companheira, numa festa. Fiquemos com as esposas, ou namoradas, como queiram. Aquela frase é o prenúncio de uma tempestade que se avizinha, e o sexto uísque impede de ver o que te aguarda em casa, apesar dos olhares fulminantes da dona da frase. Quando entram no táxi é que a ficha cai. E agora, o que foi que eu fiz? Sim, porque a gente nunca sabe o que fez, mas se perguntar pra ela ouvirá outra célebre frase: "Se tu não sabe não sou eu quem vai te contar!", aí piora o que já estava ruim, melhor calar o boca! Até porque o bafo de uísque não recomenda, e tu pode ouvir a terceira frase conhecidíssima: "Não tem limites pra beber?", aí tu vira o homem sem limites, que nem o do Fantástico, aquele que doma sogras e coelhos xucros.
Mas pra lhes encurtar o relato, normalmente, foi uma olhada para alguma retaguarda que tu não lembra ou um palavrão que escapuliu na frente da esposa do presidente do Lyons, ou qualquer outra bobagem que tu não lembra mas vai ouvir de qualquer jeito! E Assim Caminha a Humanidade, com Rock Hudson, Elizabeth Taylor e James Dean.
Com licença, senhores ouvintes, vou almoçar, mas antes vou comer umas lambujas frescas com aleivosias, que a Neca, minha prima de Pitibiriba, mandou. Uma delícia as lambujas com aleivosias brustoladas. Beijo pra Neca de Pitibiriba e bom almoço pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário