segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Amanheci com uma musiquinha na cabeça: "Dominique, nique, nique, tão alegre a cantar...o seu príncipe encantado, seu eterno namorado, párará-pápápápá!". Pobrezinha da Dominique, deve estar até hoje esperando o príncipe encantado, sentada à beira de um caminho que não tem mais fiiim! Eram lindos os tempos do príncipe encantado, montado em fogoso Corcel II branco, ouvindo The Fevers e te convidando pra dar um rolê e te conhecer melhor, gata, yeah! Hoje, se o príncipe tiver todos os dentes já está de bom tamanho. 
O Plinio Nunes, sábio avô, dia desses refazia provérbios de uma forma divertida e inteligente, como tudo o que ele faz - eu não como tudo o que ele faz, entendem? É apenas uma interjeição adjuntiva de lugar que fui obrigado a usar sem rimar - e daí lembrei do Millôr Fernandes, que adorava isso, e o Guaracy Fraga também. O Millôr e o Jaguar foram colegas no Banco do Brasil - é sério - e tinha um caixa muito mal-humorado, e eles colocaram abaixo do guichê do boçal um cartazete escrito: "Não dê comida ao animal!". Uns arriados, depois pediram demissão e foram cuidar de divertir os outros. 
O ditado "Se te derem um limão, faça uma limonada", por exemplo, por quê não: Se te derem um limão, faça uma caipirinha? Ou tempere um quarto de ovelha? Ou jogue na cabeça de algum eventual detrator? 
"Diga-me com quem andas e te direi quem és", eu disse aqui, esses dias que Judas só andava em boas companhias, e olha no que deu. 
Já o Cyro Martins acha que "Quem com Martín Fierro, com Fierro será...". "Quem ama o feio, bonito lhe parece" ficaria melhor: Quem ama o feio tem mau gosto. Ou míope que nem eu. Usava lentes de seis graus e, um dia, com o óculos em conserto - My Glass in Concert - esperava o 95-TV, na parada da Salgado Filho, sem enxergar quase nada. Pela cor do próximo ônibus imaginei que fosse o meu, e perguntei pruma velhota baixinha, cheia de sacolas: 
- Esse aí é o 95-TV, minha senhora?
E ela:
- Não sei, moço, eu também sou anarfabeta!
Aí peguei um táxi, um carro de praça com chofer. Ou cinesíforo, como preferirem.
Bem, vou dar uma espiada lá na frente enquanto está claro, e vou ligar pra Neca, minha prima de Pitibiriba, além de São José das Petúnias, cidade de Rick Jardim. Ela virá me visitar, a Neca de Pitibiriba, um amor! 
Até já, queridos pimpolhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário