quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Não há dia que surja que eu não tenha um ou muitos recuerdos de São Borja, minha querida e longínqua cidade. Hoje foi uma marchinha de carnaval que o Mário Barbará Dornelles e seu irmão Fonso Barbará Dornelles fizeram, em priscas eras, quando fundadores do bloco Namorados da Orgia. Fiquem à vontade e me corrijam se eu disser alguma mentira nessa reminiscência. Olhem só que simples e divertida letra:
"Se falar da vida alheia
Desse fama ou projeção social
A nossa querida cidade seria
Do Brasil a Capital
Falam daqui
Falam dali
Só não se lembram de falar de si
Metem o bedelho onde o diabo sempre quis
Só não sabem onde tem o nariz!"
Viram que legal? Gostei tanto que nunca mais esqueci e essa música habita as gavetinhas das coisas boas da minha memória. Mariozinho Barbará, depois ganhador de várias Calhandras de Ouro, prêmio máximo do pai de todos os festivais nativistas, a Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana. Desgarrados, letra do Sérgio Napp foi uma das premiadas.
Mas hoje precisamos comemorar a volta do sol aos siberianos pagos do nosso Rio Grande do Sul, amiguinhos! Já dá pra guardar os edredons, o Fogãozinho Jacaré e a espiriteira do banheiro. E pega a patroa, a piazada e vamos pra praia nos preparar para o Natal, que já está aí, chê lôco, que ano que passou rápido, tu viu? Já estamos em setembro!
Do jeito em que me encontro acho que passarei as férias em Beleléu. Quando perguntarem por mim, alguém responderá: "O Motta foi pro Beleléu!". Beleléu fica entre Cucuias e Deusdará. Quem vai pras Cucuias faz conexão em Deusdará, se quiser pode ficar em Deusdará, ninguém te achará tão cedo. 
Fui chamado para o almoço, fome, comer, sestear e sonhar com minha cirurgia do quadril, que foi transferida pra dia 23 de setembro, senhores e senhoras ouvintes. Depois dessa fico só com a colostomia, que será outra etapa. Os caras estão me consertando mesmo! Bom almoço pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário