sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aqui na minha casamata hospitalar me divirto, me surpreendo e descubro novidades tecnológicas nunca dantes sonhadas pela minha cabeça, tão familiarizada com telex, máquina de escrever e o incrível telefone sem fio. De uma hora pra outra o mundo me soterra com iPod, Tablets, GPS e Wi-Fi. Hi-Fi, na minha época, era cachaça com coca-cola ou coisa parecida. Não gosto de falar "na minha época" ou "no meu tempo", parece que estamos num rancho de capim santa-fé, chão batido e candeeiro. Quando ouvi falar em telefone a cartão, perguntei, timidamente, onde se colocava o cartão no aparelho. O Anderson Cerva ri até hoje da minha pergunta idiota! Mas aprendi. Lá no jornal o pessoal de informática - acho que TI, hoje - falava muito num tal de Stand Alone, eu imaginava que fosse um daqueles trezentos americanos que a gente esbarrava nos corredores, no período de implantação do CSI editorial e comercial. E o velho scanner - equipamento pra fazer fotos coloridas - de uma tonelada, foi substituído por maquinetas com visores do tamanho de um rádio, e a Redação parecia a NASA, cheia de telas com letrinhas alaranjadas. E te vira, se não aprender vai ter que procurar algum lugar onde trabalhem com máquina de escrever. Passou aquele vendaval de tecnologia e alguns ainda empunhavam o estilete ou os espelhos de diagramação, pasmados, com seus lápis dermatográficos no bolso, como teimosos remanescentes de uma era que se foi, acabou de uma hora pra outra! Acabou o romantismo de dar um pulo no Porta Larga, comer um queijo serrano, tomar uma Serramalte bem gelada e voltar pra fechar duas páginas de Polícia, e ainda falta a coluna do Fehlberg, que era a última coisa que baixava pro Industrial. E o JB Aveline mandando repassar matéria estourada que o Chimba diagramava. Ter vivido nessa época e conhecido um monte de malucos não tem e nem nunca terá preço! Não é, Plinio Nunes, Valdir Da Silva Ocatarina, Nelson Matzenbacher Ferrão, Eliziário Goulart Rocha, Wladymir Ungaretti, Antonio Carlos Costa Machado, Gerson Schirmer e mais um montão que falta colocar nessa lista quase interminável de uma galera inesquecível! Boa noite, amiguinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário