segunda-feira, 15 de julho de 2013

Acabo de receber, indagorinha, o livro Causos do Santiago, entregue em minha clínica-residência pela Editora Bamboletras! Com direito a autógrafo, além do refinamento da encadernação da obra, amigos. Quando eu lia os gibis do Santiago Neltair Abreu, lá em São Borja, não havia essas técnicas rebuscadas de alto e baixo relevo, que deixam as coisas mais garbosas. Vou devorar a arte do Neltair, com certeza. Não lembro quem, acho que ele mesmo, Santiago, numa das tantas aberturas dos gibis comentou que Neltair parecia nome de remédio: duas colheres de Neltair ao dia, após as refeições. Ontem dormi mais tarde, fiquei assistindo uma película na televisão chamada Constantine, baseada num personagem de história em quadrinhos, John Constantine, que é um misto de ser humano, anjo e demônio - não, não é o Renan Calheiros e nem o Sarney - e vive em conflitos com seres bizarros e tal. Lá pelas tantas, ele toma um café com uma moça e lhe diz: "Deus é uma criança brincando com uma fazenda de formigas; não planeja nada!". Fiquei pensando se a ficção muitas vezes não nos traz a verdade, hein? Quem imaginaria que as fantásticas histórias dos livros de Julio Verne, por exemplo, depois de pularem para as telas do cinema se tornariam realidade. E ele escreveu Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra, A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, - entre tantos outros - no final do século retrasado até o início do século passado, imaginem a criatividade do cara. Quem diria, vinte anos atrás, que alguém telefonando poderia te achar num motel do subúrbio, com a cunhada da vizinha, e tu peladão, tomando uma dose de Jack Daniel's poder falar naturalmente com quem estivesse te ligando? Ninguém diria, nem Calígula, com sua mente devassa. Peraí, se Calígula fosse vivo, hoje, se constrangeria ao entrar num baile funk. Pois é amigos, agora vou tomar meu Ovarioteran, depois o Atroveran e, por último, o Esgualepan, que é pra diminuir minha diarréia mental. Abracinhos de jacaré e beijinhos de ornitorrinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário