terça-feira, 12 de novembro de 2013

A LUA
Lá pelo início dos anos 70, Augusto - filho do meu padrasto Cyro Rangel - e eu, sentados no galpão, tagarelávamos, entusiasmados, pro capataz Juca Perez, a ida dos americanos até à Lua. Ele nos ouvia, atento, segurando a cuia com as duas mãos, acocorado num cepo*. 
Nos olhando serenamente, perguntou: "Mas e o que foram fazer esses paisanos na Lua, que mal lhes pergunte? Alguma cousa de serventia?". 
Nos olhamos e saímos de fininho, deixando o Juca Perez com seu sábio chimarrão, ajeitando a chicolatera* preta no fogo de chão.
Até hoje me faço a mesma pergunta e obtenho algumas respostas, derivadas da minha vivência e capacidade de enrolação.
E assim como o Juca Perez, dá vontade de perguntar para muitos políticos o que foram fazer lá em Brasília? Tantas boas intenções e planos que não vemos acontecer. Ah, mas acontece que não encontramos as coisas como deveriam estar. Sinto a minha parca e escassa inteligência insultada quando ouço desculpas desse naipe.
Administrar recebendo tudo pronto e bonitinho é uma fábula de La Fontaine, linda mas não existe. 
Existem profissionais que são especialistas em organizar o caos. O Celso Roth, por exemplo - e eu não entendo nada de futebol, mas manjo um pouco de administração de pessoas - quando a casa cai chamam quem? O amaldiçoado, retranqueiro, burro Celso Roth. Ai ele chega, ajeita os boleiros, acalma a torcida, limpa a casa e manda ele embora, porque em seguida começa a perder e lá se vai o boi com a corda.
Mas agora a meta é Marte! A Lua já era! Vamos encaminhar alguns personagens do nosso dia-a-dia para a viagem de ida para o Planeta Vermelho - sem conotações ideológicas políticas ou futebolísticas - como futuro presidento de Bulhufas, já criei o Bolsa-Marte, que permitirá ao portador não só partir como por lá ficar.
E la nave va tramitando, tramitando, tramitando, torcedor gaúcho!
Bom almoço e desculpa qualquer coisa, não precisava se incomodar, é pouquinho mas é de coração. Ou apenas decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário